terça-feira, 2 de junho de 2009

Reciclagens e um ambiente mais bonito

Forro de caixa de leite é nova aposta da Quilombaque

A preocupação socio-ambiental é uma das plataformas de atuação da Comunidade Cultural Quilombaque no bairro de Perus. Entre outras iniciativas, a aposta da vez é forrar com caixinhas de leite (cujo lado interior é metalizado) as telhas do espaço destinado aos shows e eventos da associação. O principal objetivo é melhorar o conforto térmico no espaço, pensando sempre na reciclagem como um meio de economia e transformação ambiental. O forro pode diminuir até 10ºC da sensação térmica local.

Na última segunda (01/06), para começar bem o segundo semestre de 2009, Déborah Moraes e Clébio Ferreira - vulgo Dedê -, membros da Quilombaque, se juntaram aos alunos Leonardo Maia, Elisângela Alves, Camila Vasconcellos e Indaiá Sartori do curso A Casa Saudável - ministrado pelo arquiteto Xico Limada na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), um projeto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente em parceria com o Parque do Ibirapuera - para implantar a idéia no espaço da Comunidade. Unindo seus conhecimentos, deram início ao processo de cobertura interna do telhado com as caixas de leite, fruto de doações.

Detalhes do projeto

O alumínio das embalagens de leite e de outros alimentos longa vida funciona como refletor de calor, aumentando o conforto térmico de espaços fechados. Nas caixinhas, o alumínio protege os alimentos da incidência de luz, entrada de oxigênio e de vírus.

Para as instalações da Comunidade, a proteção térmica; para o planeta Terra, benefício ecológico garantido, com a diminuição do volume de produtos descartados nos lixões. Estima-se que o alumínio em meio natural demore 200 anos para se decompor, e o plástico, aproximadamente 400 anos. Para a forração completa do galpão de eventos, a Quilombaque estipula que sejam usadas 1.500 caixas de leite.

Se quiser saber mais sobre o forro com caixinhas de leite, deixe seu e-mail que encaminharemos o projeto Forro Vida Longa, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Também aceitamos doações de caixinhas que tenham em seu interior esse material metalizado. Elas podem ser entregues na sede da Comunidade Cultural Quilombaque.

Confira as primeiras fotos da iniciativa em nosso espaço:

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

Quem lhe escreve este e-mail é Jessica Campos, estudante universitaria em Londrina, cidade situada no Norte do Estado do Paraná.
Manifesto através deste o meu real interesse para obter maiores informações sobre este projeto voltado a Responsabilidade Socio-Ambiental.
Pesquisei um pouco sobre o assunto e penso eu que se a Sociedade aderisse a este método teriamos uma mudança significativa na quantidade de caixas de leite ¨Longa Vida¨ que são atualmente despejadas na natureza demorando aproximadamente 200 anos para se decompor (papelão) e o alumínio ficando em torno de 400 anos.
Existe a possibilidade da parte brilhante ficar voltada para cima e na de baixo (parte externa da embalagem) ser aplicado um papel de parede para ficar mais bem visto aos olhos?

Parabenizo novamente a Comunidade por esta iniciativa e fico no aguardo de um retorno o quanto antes possìvel.

Cordialmente,
Jessica Campos.
jesssica_campos@hotmail.com
jr.cammposs@gmail.com

Anônimo disse...

Estou com algumas caixinhas e gostaria de saber como eu vou fazer esse forro pois onde eu moro é muito quente.
Posso pregar numa armação de madeira as caixas.
Como posso unir as caixas de leite?
Gostaria de saber mais algumas informações.
Desde já agradeço
denizejfw@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, Quilombaque!


Projeto 'Forro Vida Longa' (Unicamp, Enga Mecânica): genial e merecidamente premiado dado suas multiplas importâncias.

Por favor, gostaria de receber tal projeto por e-mail: asign_2000_2000@yahoo.com.br


Obg,

Alisson.