Cultura e Meio-Ambiente: jovens escrevendo a História
A Comunidade Cultural Quilombaque quer saber quantos e quais grupos - entre outros fatores - trabalham com cultura e meio-ambiente em Perus e região. Para isso, José Queiroz, o Soró, consultor institucional da Quilombaque, preparou a pesquisa abaixo. Leia com atenção e participe!
Olá,
Meu nome é José Queiroz, conhecido também por Soró. Sou consultor em desenvolvimento da AGER Tecnologias em Desenvolvimento Sustentável e Diretor de Desenvolvimento Institucional da Comunidade Cultural Quilombaque.
Resolvemos desenvolver este mapeamento como uma proposta de desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento, formação e fortalecimento das iniciativas juvenis nas áreas de cultura e meio ambiente, além de conferir hipóteses a respeito do impacto e das possibilidades da economia da cultura e da ecologia, e fomentar fóruns e debates em torno do desenvolvimento sustentável local.
O mapeamento - Pesquisa, está circunscrito a região norte/noroeste de São Paulo (de Santana a Perus) e a chamada macro-região norte da Grande São Paulo (Mairiporã, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Cajamar). Não que não tenha vontade de ampliar. Não temos é pernas, no momento.
Parcerias e conexão a outras pesquisas similares são bem vindas.
Objetivos
1 - Caracterizar/confirmar um movimento de fortes características protagônica-empreendedora juvenis, de princípios autônomos e emancipatórios, com uma nova proposta de convivialidade, a da convivência construtiva com a diversidade, brotando nas periferias.
2 - Mapear as iniciativas culturais, sociais e ambientais, demonstrando o protagonismo juvenil e a cultura como ferramenta neste intenso movimento que brota das periferias. Levantar dados preliminares sobre economia da cultura e economia verde.
3 - De modo reflexivo, devolver aos jovens o resultado /impacto de seu protagonismo, as possibilidades de trabalho e geração de renda a partir da economia da cultura e meio-ambiente.
4 - Alimentar e fomentar a construção do Fórum de Iniciativas Jovens na Cultura e Desenvolvimento Sustentável - Macro Norte.
5 - Alimentar e fomentar iniciativas em redes sistêmicas e integradas de Iniciativas Jovens Cultura e Desenvolvimento Sustentável.
Metodologia
Questionário eletrônico, com perguntas e respostas em forma de textos. Funciona em sistema de replicação e participação. Além das informações sobre sua iniciativa, poderá abrir novo questionário e descrever outras iniciativas que conheças e/ou tem informações. Isto permite uma radiografia mais real.
Pretende ainda que o exercício de preenchimento/sistematização de informações, além de uma apropriação da realidade regional mais atualizada e articulada, seja meio e pedagogia útil na formação e capacitação de lideranças e que fomente novos estudos e debates.
Clique no link abaixo para responder ao questionário:
Questionário Mapeamento Pesquisa Iniciativas Jovens
Agradeço sua generosa participação e seja bem vindo a esta corrente de construção e apropriação do conhecimento.
(José Queiroz - Soró - AGER)
Um comentário:
Saudações Quilombo!
Nós não somos um grupo localizado nas regiões descritas no texto, porém moramos ao lado de uma grande reserva particular, a Fazenda de Itahyé, compreendida em mais de 720 hectares de terra, com lago, cachoeira e diversas espécies de árvores e alguns animais (raramente vistos), como macacos.
A área é particular, porém desde 2006 fazemos caminhadas por lá para remover detritos deixados pelos moradores. Neste ano levamos o nosso projeto com o intuito de sensibilizar a comunidade, principalmente os jovens, para a participação no combate à poluição da reserva. Estamos tentando firmar uma parceria com a empresa, porém ainda não houve resposta.
Já adiantando, faremos uma visitação lá no dia 27 de setembro, domingo, a partir das 11 horas. Estejam a vontade se quiserem ir.
Responderemos ao questionário. Esperamos também poder firmar uma parceria.
Abraços.
Postar um comentário