quinta-feira, 13 de maio de 2010

Post-Mucamba

Teatro Parabelo faz reflexão sobre o dia 13 de maio


Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, data que marca a promulgação da Lei Áurea (libertação dos escravos), o Teatro Parabelo, de Pirituba, vem até a Comunidade Cultural Quilombaque, às 20h, para apresentar a intervenção urbana "Post-Mucamba", criada no atual projeto da companhia, MIDIOTAZ. Antes disso, o grupo sai às 19h da estação da Luz (último vagão), no trem da linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), com a intervenção "O Navio Negreiro?".

Leia abaixo texto tirado do blog do Teatro Parabelo e saiba como foi o processo de construção desta intervenção urbana:

No último domingo, 09 de maio, aconteceu o Workshop (Ensaios-Táticos) # 4 com foco no 13 de Maio, dia em que é comemorada a abolição da escravatura. Previsto para ser realizado na Comunidade Cultural Quilombaque, Ponto de Cultura localizado no bairro de Perus, o Workshop aconteceu de improviso no bairro da Mooca, devido a restrições impostas pela CPTM no desenvolvimento das ações. Criadas a partir dos leitmotivs escravos do espetáculo, coisificação e mal estar da civilização, as performances apresentaram várias similaridades entre si, permitindo que a hibridização entre as mesmas acontecesse no momento em que eram realizadas.

"Mucama", de Denise Rachel, trazia a performer amarrada a uma cabeceira de cama de aspecto colonial, enquanto, através do olhar, a própria buscava a compaixão dos passantes ao mesmo tempo em que em "Desforria", Bárbara Kanashiro distribuía aos transeuntes suas cartas de alforria que, após assinadas, eram depositadas em uma urna fiscalizada por uma espécie de Princesa Isabel saída dos filmes de Walt Disney. Em seguida, em "Ensaboa mulata, ensaboa" Eliane Andrade limpava a rua, as calçadas e a escadaria da igreja São Rafael, munida de um pedaço de pano, um balde e sangue.

Se em "MutaBOLição", Thalita Duarte convidava os espectadores a “enegrecerem-se” em "Liberdade, Liberdade", Lucas Cruz propôs aos mesmos o “embranquecimento”. Carvão e açúcar colocavam em xeque a relação entre a escravidão, a produção de mercadorias e as raças na história do Brasil. Já em "Post-Mucambo", Diego Marques procurou estabelecer relação com nosso tempo-espaço, trazendo o indivíduo escravizado por elementos pós-modernos.

Da hibridização do escravo de ontem e de hoje, e numa tentativa de pensar os escravos de amanhã, surgiu "Post-Mucamba", intervenção urbana que o Teatro Parabelo realizará no dia 13 de Maio, na Comunidade Cultural Quilombaque, às 20h00min.

ATUALIZAÇÃO: Quer participar de Navio Negreiro? Happening integrante da intervenção urbana Post- Mucamba. É só colar nesta quinta 13/05, no ponto de partida: estação Luz CPTM Plataforma (último vagão) da Linha 7 (Rubi) sentido Francisco Morato às 19h00. Compareça e receba as coordenadas. Até lá! Maiores informações: teatroparabelo@gmail.com ou no telefone 6676-5815.

Nenhum comentário: