Batuque rola solto em oficina com grupo Ingoma
No próximo sábado, dia 28/01, a partir das 15h, o grupo Ingoma Paulista apresenta a oficina "Samba de Bumbo", com entrada gratuita, na Comunidade Cultural Quilombaque. O evento estende-se até as 22h.
Traga sua alegria e venha sambar conosco!
"Entre os povos bantos da África Central, tambor é ngoma. Não só o instrumento, porém, metonimicamente, a dança e o canto que o tambor põe em ação e, por extensão, toda a comunidade que se reúne em torno do instrumento para a celebração ritual e prazerosa." (Paulo Dias)
O grupo Ingoma Paulista realiza atividades de vivência, pesquisa e divulgação das tradições de origem africana presentes no Estado de São Paulo (os batuques paulistas) com o objetivo de contribuir para a sua valorização e continuidade. Nosso trabalho se fundamenta na amizade e no contato direto e constante com os mestres e as comunidades tradicionais, principalmente através de encontros, visitas e recepções.
Nesta apresentação, a Ingoma convida o público a vivenciar o Samba de Bumbo, tradição paulista surgida nas fazendas de café ainda no tempo da escravidão e transmitida de geração em geração até os dias de hoje. No Samba, os cantadores entoam versos tradicionais ou improvisados na hora, respondidos pelo coro, e acompanhados pelo repicado grave e profundo do grande bumbo, que, ao lado das caixas e guaiás, comanda o vai-e-vem e os balanceios, requebrados e rodopios das sambadoras em suas belas saias rodadas.
Blog Ingoma: nucleotembua.blogspot.com
Dia 28 de janeiro (sábado)
das 15h às 22h
Gratuito
Comunidade Cultural Quilombaque
Travessa Cambaratiba, 05, Beco da Cultura ao lado da estação de trem Perus
Informações: (11) 8447-8467
Nenhum comentário:
Postar um comentário