segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Carta-protesto

Subprefeitura de Perus desrespeita grupos locais

A comemoração dos 75 anos de Perus, no último domingo (20/09), tinha tudo para ser uma festa bonita. E em grande parte até foi. Mas só seria completa se a organização do evento, leia-se Subprefeitura de Perus, não tivesse cortado dois grupos culturais do bairro na última hora. O grupo de teatro Pandora e o grupo Refúgio, bloco de percussão da Comunidade Cultural Quilombaque, foram informados no local da festa de que não haveria possibilidade de participarem, pois a 89FM, patrocinador do evento e responsável pela vinda de Wanessa Camargo ao show, precisava do palco para fazer a passagem de som.

Com um público estimado de 5 mil pessoas, também não haveria possibilidade de se apresentar no meio da Praça do Samba, onde a festa foi realizada. Com o corte súbito, quando os grupos já estavam prontos para fazer suas intervenções, fica a pergunta: há valorização das iniciativas culturais realizadas por gente que se preocupa com o cenário árido da arte e lazer em Perus? O grupo Esquadrão Arte Capoeira, também do bairro, se apresentou no meio da muvuca e quase passou despercebido.

Um pouco de respeito com os grupos do bairro, que estão lutando diariamente para transformar Perus por meio da arte e da cultura, seria muito bem-vindo. Afinal, grupos como a Quilombaque e o Pandora, que surgem exatamente pelo apreço e respeito que o poder público destina a cultura (0,00 no orçamento), seguem crescendo e se desenvolvendo. Somente neste ano foram dezenas de apresentações nas praças, ruelas e escolas do bairro, grupos e bandas musicais, cinema, teatro, poesia, artesanato. Arte, cultura e lazer alcançando milhares de moradores. Até limpamos e pintamos a Praça Inácio Dias e seu histórico coreto. Do jeito que surgimos, vamos seguir de cabeça erguida e convicção renovada.

Perde a população ao ver, em seu nome e a título de comemorar o aniversário de seu bairro, seus escassos recursos patrocinando o desrespeito aos seus próprios moradores. Perdem os administradores públicos a oportunidade de progredirem alguns séculos, sendo competentes, zelosos e respeitosos e fazer o que centenas de cidades e bairros fazem: valorização da cultura local.

Fica aqui o protesto.

(Comunidade Cultural Quilombaque e Grupo Pandora)

3 comentários:

Fabia Pierangeli disse...

Lamentável!
Falta de visão absurda!!! Como deixam de fora da comemoração de aniversário do bairro os grupos que fazem a programação do bairro o ano inteiro?
Uno minha voz a esse protesto... fica aqui o meu protesto também!!!!
Fabia Pierangeli - Teatro Girandolá

Comunidade Cultural Quilombaque disse...

O outro lado: Regina, da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Perus, respondeu à carta-protesto em seu blog próprio. Leia:
blig.ig.com.br/reescritora

José Soró disse...

Fiquei curioso e sedento para embarcar em um debate construtivo a respeito do lamentável episódio quando ví que a Sra. Regina tinha postado uma resposta a carta - protesto. Na resposta faz o que sempre tem feito, dizendo e não dizendo nada, numa roda-viva de palavras que roda, roda e não chega a lugar algum. Lí no blog dela um segundo artigo em eque ela analisa o evento e lá quase choro de desespero quando a moça escreve compreenção com c cedilha.
Como dissemos anteriormente é lamentável ver usarem maus os parcos recursos públicos, mas acho que o outro lado não merecia nem carta de protesto, quanto mais debater a visão da Coordenadoria de Cultura.
A única coisa boa é ter ainda mais reforçada a convicção de que devemos continuar empreendendo o desenvolvimento sociocultural no bairro.
Sem mais palavras. Apenas ação!