segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lixo Arte

Festival faz reciclagem do olhar no Morro Doce

Crédito cartaz: Nast/Divulgação

O protagonismo juvenil e a efervescência cultural na periferia são elementos já bem conhecidos por quem está vivendo essa revolução por meio da cultura e da arte diariamente. E é isso que o grupo Lixo Arte está promovendo no Morro Doce, região carente da zona noroeste de Sampa. Carente de escolas, de infra-estrutura e de equipamentos públicos diversos, mas não de ideias, inteligência e pessoas empenhadas e comprometidas com a mudança local.

O 1º Festival Cultural Lixo Arte, que aconteceu durante todo o dia do último domingo (18/10), é um exemplo disso. Reciclando o olhar e ajudando a transformar um bairro, os líderes do projeto, selecionado pelo segundo ano consecutivo pelo VAI, chamaram grupos musicais, de dança, grafiteiros e a população para curtir uma festa bem ensolarada. O palco foi a EMEF Marili Dias, que fica na Vila dos Palmares, onde o Lixo Arte desenvolve atividades e oficinas.

Entre as atrações destacaram-se os grupos Refúgio (percussão da Comunidade Cultural Quilombaque), DJs Phone Raps, Gueto Sem Luz, Dançarinas da Luz, S.A.C.I, grupos de hip-hop e muito mais. O festival começou por volta das 10h e se estendeu até as 21h. Força e coragem para a galera do Lixo Arte! A batalha é árdua, mas a união nos fará cada vez mais vencedores.

Sobre o Lixo Arte

O Projeto Lixo Arte realiza cursos que promovem a conscientização social, cultural e ecólogica das pessoas, difundindo a cultura de forma geral, abrangendo a arte de rua, artes plásticas, dança de rua e saídas culturais. Desta forma, busca-se a sensibilização da comunidade para problemas existentes em relação à ecologia, meio ambiente e lixo em locais impróprios. Além de proporcionar intercâmbios culturais entre os bairros vizinhos, o grupo estabeleceu articulações com outras comunidades da zona oeste e também de outras regiões da capital, buscando fortificar mais pontos de cultura no extremo oeste paulista, com foco no Morro Doce.

Clique aqui para acessar o perfil do Lixo Arte no Orkut.

Nenhum comentário: