sexta-feira, 6 de maio de 2011

Silêncio?! Por aqui "nem tudo é silêncio"

Sonia Bischain: um recorte dos tempos da Ditadura

Na semana passada (27-04), formou-se a 1º roda literária de 2011 na Comunidade Cultural Quilombaque. Evento que integra o projeto Baobá: escritos e saberes.
Para iniciar os trabalhos convidamos a escritora Sonia Bischain do Coletivo Cultural Poesia na Brasa para uma elucidativa conversa sobre seu livro "Nem tudo é silêncio".



Cerca de 60 alunos do EJA (educação de Jovens e Adultos) da escola estadual Manuel Bandeira (Vl. Nova Perus) acompanhados da professora de história Jaine estiveram presentes e puderam escutar e questionar a autora sobre suas inspirações e aspirações para a composição dos personagens e enredo.


Diego Arias, professor de história, poeta e integrante do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, prefaciou o livro e com propriedade contribuiu com a roda esclarecendo as diferenças entre "histórias oficiais" escritas para a manipulação de massas que nitidamente estão maquiando verdades e histórias como as de Sônia que, observadora, consegue sensibilizar o olhar para os extremos da cidade em um período político e encontrar personagens que facilmente identificamos como "Gente Nossa".



Uma noite agradável, que semeou a leitura e aguçou novos olhares críticos para a literatura. Agradecemos as parcerias feitas para a realização desta roda e a presença de todos.



Texto:Tata dos Santos
Fotos: Cris Suzarte e Vagner Souza

Um comentário:

dinha disse...

Oi pessoal, estou tentando entrar em contato via comunidade do orkut e não consigo. Sou atriz amadora, tenho família morando em Perus e moro no interior de SP. Nos meses de maio e junho, estarei bastante em SP por causa de um curso de manipulação de bonecos que faço aí e gostaria de encontrar vocês para planejarmos ações conjuntas.
Sempre quis fazer alguma ação cultural aí e em Pirituba, bairros nos quais cresci. Aguardo contato de vocês.
Segue o link do blog do grupo de teatro do qual participo mais ativamente por aqui: http://teatrodescalco.wordpress.com/