quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ibeji Ashedá e Akodá - Reflexão e Identidade

Celebração no quilombo Juvenil
Tratar uma temática tão complexa como a História do Negro no Brasil é um exercício de busca das nossas principais raízes culturais, nas quais, estão inseridas a maioria da população brasileira.

Ao falarmos do negro no Brasil, infelizmente deve-se levar em conta a desinformação sobre a África, sua história e a sua complexidade cultural, que gera sentimentos de desagregação no povo afro-brasileiro e desenvolve um processo de negação na sua origem em função de uma história expropriada do continente africano.


Ao trabalharmos com crianças e adolescentes, percebemos que a maioria dos atendidos são negros oriundos das periferias de grandes cidades, e ao darem entrada no atendimento, estes são orientados por um grupo de educadores que em sua maioria também são afrodescendentes e desconhece sua própria origem.

Neste sentido, a importância do trabalho em relação a este tema traz com que os adolescentes e até mesmo os educadores tenha um primeiro contato com a história de seus antepassados, e um entendimentos de suas condições sociais, buscando compreender como se dá o processo de construção da autoimagem numa sociedade ideologicamente embranquecida.

É por isso que convocamos a todos para celebrar e fortalecer a construção identitária das crianças e adolescentes moradores da Casa Taiguara, valorizando sua negritude vinculada a um processo de desconstrução de esteriótipos.

Neste sábado dia 24/11 a partir das 14h, na Casa de Acolhida Taiguara, contaremos de fato,além da nossa historia, com a presença de Ilê Asé Ediba Ogum Já com a dança dos Orixás, Quilombola de Luz apresentando a capoeira e samba de roda, Nucleo Artistico Tembuá com a dança Afro, o samba rock de Ualdo, Caos do Subúrbio, Ba Kibuta, James Lino e Cartel Central com rap, alem do Sarau da Brasa e Coletivo Esperança Garcia com a interpretação poética, dj Clevinho animando com sua pick-up, Lucia Makena com suas bonecas Makenas, painel de graffiti com Derf e Guetus, exposição, comidas e muito axé...

Local: Casa Taiguara
rua Vicente Prado, 93/95 - Bela Vista ( próximo a estação de metro Sé)

Entrada Franca

Informação: 3917 3012 / 96076 8631 / 3241 3146

Nenhum comentário: