domingo, 27 de setembro de 2009

A revolução é agora!

Aos 4 anos, Quilombaque faz festa com grupos locais

No último sábado (26/09), a Comunidade Cultural Quilombaque festejou seu 4º aniversário de muita luta e transformação de um bairro por meio da cultura e da arte. As manisfestações artísticas desenvolvidas conseguem atingir muita gente de forma dinâmica e sincera.

Antes da festa comemorativa na Praça Inácio Dias, foi realizada uma reunião em nossa sede com todos os grupos culturais de Perus e região, abrangendo Pirituba, Anhanguera, Taipas e Brasilândia, entre outros bairros, para discussão de um plano de desenvolvimento local para a região noroeste da cidade. Cerca de 50 pessoas abrilhantaram o encontro e disponibilizaram as suas forças e artes para somar com a Comunidade Cultural Quilombaque e o CEPODH, o que, no final da cadeia, só beneficia o nosso povo.

A festa na praça teve um gostinho de comunhão e percepção de sonhos alcançados. Comemorando 4 anos de muita correria e 75 anos do distrito de Perus, a Quilombaque reuniu os grupos locais e mandou ver na valorização de nossa própria produção cultural. O evento começou com o colevito Amigos da Sandice, que envolveu o público com poesias descontraídas e impactantes, e depois abriu espaço para o Grupo Pandora de Teatro, que contou um pouco da história do bairro na peça "A Revolta dos Perus". Destaque para o vídeo exibido no final da apresentação, com reflexão profunda sobre o fato do bairro sempre ser lembrado quando o poder público quer construir algum lixão na cidade.

Com discotecagens da Phone Raps, representada pelo DJ Xerxes Boy, a galera fez da praça uma grande pista de dança. O grupo Esquadrão Arte Capoeira, desta vez, não passou despercebido. Fez sua apresentação debaixo dos holofotes e recebeu a merecida atenção do público. Em seguida, o hip hop tomou conta da festa, com Original Rock e Cartel Central. Por fim, o grupo Refúgio, bloco de percussão da Quilombaque, fez sua batucada com muito samba-reggae, funk, baião e maracatu. A lua brilhava no céu, mostrando, de alguma forma, sua cumplicidade com o poder que pairava sobre Perus naquela noite, que vai ficar gravada na memória do povo por anos a fio.

A luta continua.

8 comentários:

Victor (Pirulito) disse...

isso ae gente, mais coisas boas virão!

Parabens!

Shirley de Fasio Pinheiro disse...

Amigos,

Uma alegria mesmo!!! Felizmente temos muito o que comemorar. O primeiro passo foi dado.

Parabéns!!!

Anita disse...

Parabés!
Vocês merecem, porque simplesmente acreditam na transformação através da cultura.
Quilombaque faz a diferença!
Sucesso!!
Beijos

Flor de Maracujá disse...

Pessoal, parabéns para vocês pela conquista!
Vocês realmente merecem... é isso aí juntando forças pra continuar a luta!
Beijão a todos
Thalita Duarte

Anônimo disse...

Olá galera!
Parabéns pela conquista!!!!
Somos aqui de Morato e estamos numa luta grande também!
Que a caminhada de vocês seja cada vez mais iluminada!!
Eduardo - Teatro Girandolá

Sarau da Brasa disse...

Firmeza dá hora mesmo, parabéns a todos da Comunidade Quilombaque, o tramp de vocês é muito foda e não teria como não ser reconhecido, a caminhada continua pelas periferias e tamo junto nessa, abraço. Sidnei

Leonard (Léo) disse...

Quero registrar neste espaço minhaemoção e satisfação em ter sido convidado para esta atividade, que muito mais que uma atividade foi o começo de mais um passo à mudança que queremos ver e fazer acontecer.
o Almir(ante) j´-a havia me convidado diversas vezes, e por "n" fatores nunca dipus de tempo para ir, mas neste ultimo convite estava claro que a presença de mais um movimento engajado na luta pela melhoria da educação pública que é o REDE EMANCIPA (do qual faço parte) era de suma importãncia. Pois, melhor do que lutar, é ter MAIS e MAIS pessoas que já estão na luta em prol de melhorias em vários ambitos. A educação, a cultura, o lazer e o bem estar social~, são coisas que devem ser vistas como uma coisa só. São todas questões que mais nosso POVO tem carencia.

Leonard (Léo) disse...

Poder, à partir de agora, lutar em conjunto a vários outros movimentos sociais é algo que tem a somar para todo mundo envolvido e, tasmbém, àqueles que irão se unir a todos nós.
A luta é essa Galera, jamais podemos abaixar nossas cabeças. Não será fácil, mas o nosso lema é ocupar, resistir e não sair. Tamo tudo junto e misturado.
Abraços Fraternos a todos! É, mais do nunca, uma honra estar em mais essa luta com todos vocês!