terça-feira, 24 de agosto de 2010

Baobá

Quarto de Despejo abre novo projeto da Quilombaque


No último domingo (22/08), a Comunidade Cultural Quilombaque foi terra fértil para o primeiro encontro do grupo de estudos Baobá - escritos e saberes. O tema da roda foi a obra "Quarto de Despejo - Diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus, e abriu caminhos para assuntos relacionados, tais como a fome, o descaso político, a responsabilidade na criação dos filhos, a relação entre vizinhos que comungam a mesma realidade e que reagem de diferentes maneiras.
E além de tudo, foi discutido como esses relatos, mesmo depois de 50 anos, permanecem atuais e vivos no cotidiano de nossas periferias.


Ações devem ser realizadas para que as coisas mudem e a isenção da culpa não é a saída. Somos sujeitos desta história.
Regadas pelas palavras de Valéria, Messias, Michel e Táta, as sementes germinaram na mente de cada um que se permitiu a troca de opiniões sobre a obra. Importante para formar, alterar e firmar idéias. Assumimos que esse é o verdadeiro COMBATE. É preciso mudar conceitos e posturas impostos e silenciados por um sistema de alienação, e muitas vezes por nós mesmos.


O encontro frutífero aconteceu numa tarde de domingo ensolarada, acompanhada de saladinhas e sucos, gentilmente preparados por Camila, Déborah e Rafa (apaixonados pela natureza e permacultores da Quilombaque). Ainda com poucos integrantes, como todo início, o grupo de estudos continuará fortificando nossas verdades.
Para multiplicar os resultados deste encontro decidimos escrever o prefácio da obra. Na atividade, cada um vai manifestar sua opinião de forma resumida. Este material será anexado e acompanhará o livro "Quarto de Despejo" nos futuros empréstimos de nossa biblioteca.


Em setembro tem mais! A próxima obra a ser discutida é "Esmeralda - por que não dancei", de Esmeralda Ortiz. Fique de olho em nossa agenda cultural e p
articipe
!

Texto: Táta dos Santos

Nenhum comentário: