Durante as oficinas que aconteceram entre 7 e 12 de junho no Espaço Criança Esperança, na Brasilândia, a comunicação entre brasileiros e africanos às vezes se mostrava difícil. No entanto, o poder do tambor, da dança e da música fazia com que todos entendessem a essência do intercâmbio cultural, que proporcionou conhecimentos e experiências relevantes para os envolvidos no processo.
No último sábado (12/06), às 15h, aconteceu o show de encerramento dos artistas do Quitutes e Batuques - Fanta Konatê (Guiné), Carlinhos Antunes, Simone Sou, Adama Yalombá (Mali), Bayfall (Senegal), Luis Kinugawa, Pitu Leal, Gabriel Madeira, entre outros.
Antes do show inédito - que misturou diversas influências africanas e apresentou até um ritmo parecido com nosso samba, sempre com a desenvoltura espetacular de Fanta na dança - o grupo Refúgio, da Comunidade Cultural Quilombaque, mostrou seu trabalho de resgate de ritmos regionais do nordeste brasileiro, como o maracatu e o baião, concretizando assim a troca eficaz de vivências e culturas entre África e Brasil.
E no domingo (13/06) o mesmo show do Quitutes e Batuques animou o público da Casa das Caldeiras, na Água Branca, encerrando oficialmente o projeto sociocultural - que também aconteceu em Bananal e Cubatão.
Confira abaixo fotos das oficinas de dança e biomúsica e show de encerramento no Criança Esperança:
Clique aqui para conferir outras fotos. Mais informações sobre o projeto acesse o blog oficial do Quitutes e Batuques.
Texto: Silvio Luz
Fotos: Cris Suzarte, Silvio Luz e alunos do curso de fotografia da Quilombaque
Um comentário:
Muito bom!!
Postar um comentário