segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aniversário Vila Menck

Evento em Osasco reforça potencial cultural na periferia


O público circulava sem parar nas quatro ruas do "Mutirão Cultural na Quebrada - Aniversário 44 anos Vila Menck", no último domingo (06/06), escolhendo dentre as constantes e contrastantes atrações culturais que mais agradasse. A sensação era de estar presente numa Virada Cultural. Não foram 24 horas de shows e intervenções, mas foram 12 horas ininterruptas para mostrar a todos que a periferia pode ser, sim, um lugar bom de viver. A Vila Menck, em Osasco, na Grande São Paulo, vai demorar a esquecer esta festa de sucesso feita pela própria comunidade, em parceria com grupos organizados da região e o Ponto de Cultura Quilombaque.


Enquanto a criançada - grande responsável pelo clima familiar do evento - se divertia na área de recreação, com o pula-pula e as esculturas em balões, a quermesse da igreja logo ao lado abastecia as energias de todos. Foi bonito ver diversas barracas de artesanato e de comes e bebes espalhadas por todos os cantos, incentivando assim a geração de renda para a comunidade.


Nos cinco palcos montados nas ruas Embu-Guaçu, Rio Grande da Serra, Lauro Ferreira Santos e Joaquim Severino Alves, a diversidade imperava. Bandas de rock de garagem, de rap, de música popular (MPB, samba, maracatu, ciranda e outros ritmos regionais), de reggae, soul e rock'n'roll, tocaram em palcos temáticos e conseguiram agradar a todas as tribos, formadas por pessoas de faixas etárias bem distintas.


Além dos shows e das brincadeiras infantis - destaque para a Palhaça Paçoca que conseguiu divertir pais e filhos do alto de sua perna-de-pau -, também houve outras intervenções: exposição de fuscas e motos, cinema, dança, oficina de dreads, exposição de artes plásticas e venda de livros, CDs e DVDs a preços populares. Para ter uma breve retrospectiva do aniversário de 44 anos da Vila Menck, confira a sequência de fotos abaixo:



Para conferir mais fotos, clique aqui.

Texto: Silvio Luz

Fotos: Cecília Lima, Cris Suzarte e Eder Márcio

3 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço o carinho e o respeito de todos os grupos envolvidos e comprometidos para que tudo fosse muito bem feito e que nossa comunidade Vila Menck fosse presenteado com este maravilhoso presente, meu muito obrigado e que Deus esteja sempre presente em nossa caminhada e lenbrar que a perifieria é uma mina de ouro onde são descobertos grandes jóiais que dão tanto orgulho a este Brasil qual é referencia mundial em vários segmentos artisticos, esportivo e muitos outros.
Abraço a todos que fizeram deste dia o dia mais lindo que a Vila Menck ja teve.

Anônimo disse...

Lugar infestado de PIRIGUETES, NÓIAS & LADRÕES !!!!

Puxa! Downloads disse...

Vi só agora esse ultimo comentário,porém não pode passar batido...
Mostra a cara sem noção!!! Onde você diz que é infestado PIRIGUETES, NÓIAS & LADRÕES, vale ressaltar que há cidadãos de bem..moro mano!!
Trabalhadores, gente decente e de ética moral, coisa que você não teve ter...

TALVEZ SEJA PERCA DE TEMPO SE PREOCUPAR COM VERMES COMO VOCÊ...mas só fiz esse comentário pra não passar batido gente da sua laia...inescrupuloso e negligente.

Pessoas igual a você que faz com que esse país continue esse lixo cultural que é, cujo eventos como esse transforma nosso poder de força, no entanto vermes inúteis igual a você vivem querendo impedir isso.. VAI SE INFORMAR SEM NOÇÃO...