segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mulher Negra

Capulanas revisita Solano em quintal do quilombo


A noite enluarada do último domingo (29/08) deu o clima ideal para a apresentação do espetáculo multi-artístico - teatro, dança e música - "Solano Trindade e Suas Negras Poesias", da Capulanas Cia. de Arte Negra. O quintal da Comunidade Cultural Quilombaque foi o palco para o desenrolar dos textos do poeta Solano Trindade, ao lado de poesias próprias do grupo e de Elizandra Souza.


O espetáculo leva ao público o despertar de um novo olhar para a mulher negra, cujo retrato é delineado com força, coragem e luta, características salientadas nas poesias de Solano. As descobertas e os preconceitos também são lembrados por meio do diálogo com a ancestralidade e a contemporaneidade, com coreografias e músicas compostas pelos próprios atores - dois deles netos do poeta pernambucano, Zinho e Manoel Trindade.


Ao final do apresentação, o grupo convidou a platéia a participar de um bate-papo sobre o processo de produção, construção e divulgação do espetáculo, que faz parte do Projeto Pé no Quintal, contemplado pela 16ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Ficha técnica:
Poesia - Solano Trindade, Elizandra Souza, Débora Marçal, Flávia Rosa, Priscila Preta
Elenco - Adriana Paixão, Flávia Rosa, Débora Marçal, Priscila Preta, Zinho Trindade e Manoel Trindade
Figurino - Ligia Passos e Karla Maria Passos
Produção - Alânia Cerqueira
Concepção de cenário e fotografia - Guma
Arte gráfica - Ailton Pinheiro
Concepção e Operação de Luz - Clébio Ferreira
Direção de ator - Vânia Terra
Músicas - Salloma Sallomão, Vitor Trindade, Zinho Trindade e Domínio Público
Cenotécnica - Luciano Gomes

Texto e fotos: Silvio Luz

Nenhum comentário: