quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Protesto

Bar onde acontece o Sarau Elo da Corrente é lacrado


Segue abaixo o relato do Sarau Elo da Corrente sobre o fechamento do Bar do Santista, onde acontece os encontros do sarau a cada quinze dias. A Comunidade Cultural Quilombaque apóia esta luta e estará presente nesta quinta-feira (02/12) em frente ao bar para discutir o que deve ser feito.

"Hoje à tarde (30/11) estávamos passando pelo bairro, a caminho do Sarau do Metrô, e observamos que o Bar do Santista, nossa casa, estava fechado. Como isso não é comum, se tratando de uma terça-feira à tarde, ligamos na casa do Claudio Santista para saber o que aconteceu e sua esposa nos informou que o bar havia sido fechado e lacrado, com um comunicado oficial colocado na parede, pela subprefeitura de Pirituba.

Assim que terminamos nossa apresentação, retornamos para Pirituba, direto a casa do Claudio Santista, para saber maiores detalhes do acontecido. O Santista nos disse que a subprefeitura não explicou a causa que gerou a ordem de fechamento e que por isso ele deveria comparecer na sub para obter esclarecimento do caso e qual medida adotar.

O curioso é que o Bar do Santista e uma serralheria foram os únicos comércios que receberam essa visita, entre dezenas que existem no Jardim Monte Alegre, sendo na esmagadora maioria bares. Ou seja, porque somente esses dois comércios foram lacrados???

Amanhã iremos acompanhar o Santista na subprefeitura para saber maiores detalhes e reestabelecer, o quanto antes, esse espaço, que é muito além de um simples bar que funciona há mais de uma década na região, mas também é a base do sustento familiar de duas casas (do Santista e da Dona Silvia e também do Diogo, Priscila e do pequeno Kauan), ponto de encontro e descontração de diversos amigos na comunidade, sede de um dos únicos e importante acontecimento cultural no bairro que é o nosso Sarau Elo da Corrente, com três anos e meio de atividade e centenas de eventos realizados, além disso, é esse mesmo espaço que abriga uma biblioteca com mais de 600 títulos ofecerendo empréstimo de livros aos moradores.

Um bar que contribui para que Pirituba seja uma referência positiva na região, reconhecida nacionalmente, seja pelos seus frequentadores, pelo movimento de literatura periférica, pelos parceiros Brasil e mundo afora, ou pelas diversas mídias e setores públicos que registraram ou contemplaram essa iniciativa que faz morada nesse bar-centro-cultural.

Por isso estamos convocando todos os amigos e parceiros a comparecerem em nosso próximo encontro, que acontecerá independente do que acontecer até a próxima quinta (dia 02), pois nossa literatura é litera-rua e não vai sucumbir nesse momento de atenção e ação. Faremos um sarau como ato de repúdio ao fechamento do nosso espaço e de apoio ao poeta Claudio Santista e a todos que afagam as sementes que brotam naquele corredor poético.

Assim que soubermos mais detalhes a respeito dessa situação comunicaremos a todos para saber qual tipo de passada será necessária nesse caminho.

Então...

SARAU ELO DA CORRENTE

02/12 (Quinta -Feira)

20 horas

Concentração em frente ao Bar do Santista

Rua Jurubim, 788 -A
Jardim Monte Alegre - Pirituba


"Muitas mudas de mudanças
Foram plantadas

Mas é tempo de semear

Pois a igualdade persiste

em manter a situação

igualmente desigual"

(Sem Cessar, Michel Yakini),

Blogs:
elo-da-corrente.blogspot.com
brasasarau.blogspot.com

3 comentários:

Suburbano Convicto disse...

Quanto ao ELO, tamo junto.....Outra coisa....Sábado agora (18h) tem Manos e Minas, Buzo no quilombaque, Perus....

Maracatu Boigy disse...

Galera
Tamo junto também, diretamente de mogi das crisis, tentando sair do isolamento.
Qualquer coisa q a gente puder fazer avisem .
Abraços a todos.
Ale
http://maracatuboigy.blogspot.com/

LiteraturAndante disse...

Salve parceiros

Nosso quilombo maior da cultura

Vcs são nossa inspiração
nessa respiração, ação coletiva

Tamô Junto !

Michel Yakini