terça-feira, 1 de março de 2011

Rinha dos Mc's na Quilombaque

“Só um canta de galo, o resto é...?” "Frango”!

Respondia a plateia eufórica à pergunta do Mc Criolo Doido, mediador da Rinha dos Mc’s, que ocorreu neste último sábado, 26, na Comunidade Cultural Quilombaque, no bairro de Perus.


O duelo mais “sangrento” deste sábado foi entre os Mc’s Mamute e Ital B. Mamute é integrante do grupo Nuscorre e já foi vice-campeão da Liga dos MC’s de 2010. Já Itaubi, hoje com 25 anos, morou na Guiana desde os 14 e voltou para o Brasil há sete meses. Os dois traziam experiências na bagagem, mas como diz o jargão, apenas um canta de galo. Mamute saiu vitorioso e muito aplaudido, mas Ital B foi reverenciado por ter um estilo próprio de rima.



Porém, antes mesmo da rinha começar, a plateia dançou e cantou ao som dos MCs Phanton, Mola e Ras Dartanhan, da Banca Boca do Lixo, além de outros convidados no pocket show e sessão de freestyle. A pick up, comandada pelos Dj’s DanDan e Klevinho também não deixou a desejar proporcionando uma viagem ritmica com batidas pesadas, mixadas nos originais discos de vinil.


Para Phontom “a rinha é um selo que auxilia a divulgação de novos Mc’s, que não possuem espaço dentro do Movimento Hip Hop, auxiliando-os a mostrar seu trabalho para o público”, explica.



O grupo de rap gospel “Filhos de Leon” também tocou, “Rei dos reis, senhor da unção, Jesus é quem me guia, poderoso chefão”, vibrava a plateia, mostrando que o movimento hip hop é aberto a diferentes temas dentro de um mesmo ritmo. Houve, ainda, uma roda improvisada de break, abrangendo assim, mas um elemento do hip hop.



Era a primeira vez que Naiara Ribeiro, moradora do bairro Jaraguá, vinha para a Quilombaque, mas sempre frequentou a Rinha dos Mc’s. “Tem que se aproximar das pessoas. O foco é a periferia. Com isto estão criando um rito”, comentou.


“Foi demais”, repetia Criolo Doido, um dos idealizadores do projeto, em conjunto com Dj DanDan e Renato . A Rinha tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A próxima Rinha será na Zona Norte, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), 03/04, aguardem maiores informações ".

Confira a matéria sobre a Rinha dos Mc's no Blog Mural, da Folha.com, clicando aqui


Por Jéssica Moreira

Nenhum comentário: