segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quitutes e Batuques

Ponto de Cultura Quilombaque faz intercâmbio africano


Entre os dias 07 e 13 de junho o Ponto de Cultura Quilombaque integra a programação do evento "Brasil e Cultura Africana", do projeto Quitutes e Batuques (Festival de Cidadania Cultural), uma caravana de artistas nacionais e internacionais. Em 2010, ano de Copa do Mundo na África do Sul, é a vez dos africanos comparecerem para a transmissão de toda herança negra na percussão, culinária, dança, instrumentos artesanais, biomúsica e vídeo. A primeira etapa do processo começou no domingo (23/05) na cidade de Bananal (São Paulo) e termina nesta terça (25/05).

O Ponto de Cultura Quilombaque está na organização da etapa que acontece no espaço Criança Esperança e apresenta o Bloco Refúgio nos dias 12 e 13 de junho (neste último dia o show acontece na Casa das Caldeiras - Barra Funda).

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Plataforma Brasil e WZM Plataforma Brasil Holanda, apoiado pelo Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2009 e pelo programa de Promoção e Intercâmbio de Eventos de Arte e Cultura da FUNARTE, com o patrocínio da USIMINAS, apoio cultural do Instituto Usiminas e em parceria com Instituto África Viva, Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bananal, Ponto de Cultura Afrobanda, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bananal e Espaço Criança Esperança CEE.

Confira a programação de oficinas publicada no blog Quitutes e Batuques:

Oficinas de Culinária

A cantora e bailarina Fanta Konatê, da Guiné Conakry (antiga Guiné Francesa), traz toda sua experiência na diversa e exótica culinária do Oeste Africano, com pratos típicos de diversos países na abrangência do Império Mandinga. Fanta aprendeu a dança e a culinária em sua própria família, reconhecida internacionalmente pela profundidade e conhecimento da tradição Malinkê, e estruturou um cardápio que apresenta desde o prato mais inusitado até aqueles que fazem ponte com a culinária brasileira, revelando que somos mais próximos dos Mandingas do que podemos imaginar.

Oficinas de Percussão e Dança

Adama Yalombá, do Mali, realizará oficinas que trazem a atualidade das danças e percussões de Bamako, apresentando a combinação de instrumentos e seus contextos nas festas Bamaná. O djembê, tambor em forma de cálice, e seus acompanhantes de base como os Dununs, Karinhans e Kodos, serão apresentados de maneira moderna, mantendo-se a estrutura que conduz as danças, desde os tempos do Império Mandinga, no século XIII.

Oficinas de Biomúsica

Luis Kinugawa é musicoterapeuta e criou a Biomúsica Sem Fronteiras a partir da experiência com percussão, culturas populares e trabalho humanitário, atuando no Brasil, EUA e África. O objetivo da oficina é promover uma experiência de integração coletiva baseada na ancestralidade africana, através de um formato lúdico e totalmente inovador. Tambores, movimentação corporal, voz e muita percussão são utilizados neste belo trabalho que chega a integrar centenas de pessoas de todas as idades, de professores de música àqueles que nunca tiveram contato com nenhum instrumento musical.

Oficinas de Confecção de Instrumentos Artesanais

Crianças e jovens de 10 a 20 anos criarão instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, aprendendo a tocar a partir de conceitos musicais que serão introduzidos. A oficina será realizada pelo arte-educador e músico Pitu Leal que visa difundir as competências artísticas dentro da percussão, induzir os alunos ao conhecimento de outras etnias e ritmos brasileiros, utilizando assim a improvisação com os diversos tipos de materiais reaproveitáveis dentro da realidade local, nunca esquecendo das preocupações com o meio-ambiente.

Oficinas de Vídeo

Gabriel Madeira propõe práticas audiovisuais a partir da realização do documentário Quitutes e Batuques 2010. Jovens participantes de oficinas de vídeo poderão aprofundar seu conhecimento participando do planejamento e gravação do documentário. Serão analisadas as escolhas do diretor e como estas conduzem as demais funções em um ambiente de produção audiovisual. De acordo com o conhecimento de cada um, os participantes poderão assumir funções específicas na realização entrando para equipe do documentário.

Um comentário:

Sr do Vale disse...

Onde é a Casa das Caldeiras?